coisas que me passam pela cabeça, e outras que vão ficando

[ textos recentes

[ Radio Popular e outras qu...

[ Mundo pequeno, ignorância...

[ Facetime para todos?

[ Ronaldo é apresentado hoj...

[ O homem que não existe

[ Sábios conselhos

[ Coisas úteis (?) que se a...

[ We Go ou Nós Vamos?

[ Eusébio no Panteão não. P...

[ Viva la vida loca aos 80!

[ arquivos

[ Novembro 2020

[ Outubro 2020

[ Setembro 2020

[ Julho 2018

[ Março 2016

[ Agosto 2015

[ Junho 2015

[ Março 2015

[ Março 2014

[ Março 2013

[ Fevereiro 2013

[ Julho 2012

[ Maio 2012

[ Outubro 2011

[ Agosto 2011

[ Junho 2011

[ Abril 2011

[ Janeiro 2011

[ Novembro 2010

[ Outubro 2010

[ Setembro 2010

[ Agosto 2010

[ Junho 2010

[ Maio 2010

[ Março 2010

[ Janeiro 2010

[ Dezembro 2009

[ Novembro 2009

[ Outubro 2009

[ Julho 2009

[ Junho 2009

[ Maio 2009

[ Abril 2009

[ Março 2009

[ Fevereiro 2009

[ Janeiro 2009

[ Dezembro 2008

[ Novembro 2008

[ Outubro 2008

[ Setembro 2008

[ Agosto 2008

[ Julho 2008

[ Junho 2008

[ Maio 2008

[ Abril 2008

[ Março 2008

[ Fevereiro 2008

[ Janeiro 2008

[ Dezembro 2007

[ Novembro 2007

[ Outubro 2007

[ Setembro 2007

[ Agosto 2007

[ Julho 2007

[ Junho 2007

[ Maio 2007

[ Abril 2007

[ Março 2007

[ Fevereiro 2007

[ tags

[ todas as tags

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020

Mundo pequeno, ignorância grande

Dia 12 de Outubro de 2020 e a repórter da rádio entrevista uma senhora que quis ir a Fátima. Foi, disse, agradecer a Nossa Senhora o facto de a filha ter entrado para o curso que queria.
É muita presunção julgar que a mãe de Jesus, dito filho de Deus, intercede pelo processo de admissão ao ensino superior de uma pessoa em troca de algumas orações. Mesmo que fosse em troca de qualquer outra coisa, como se pode julgar que de tudo o que há no mundo, entre sete mil milhões de pessoas e todos os seus problemas, entre tanta mortalidade infantil, tanta fome, tanta miséria, tanta injustiça, tanta doença sem cura, logo a Nossa Senhora havia de se preocupar com a admissão daquela rapariga àquele curso?
O mundo da senhora que foi a Fátima é muito pequenino e a sua ignorância muito grande.

publicado por coisas minhas às 19:30
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Lobos disfarçados de cordeiros a 9 de Dezembro de 2020 às 21:00
Como já teve tempo para escrever um novo post quer dizer que se marimbou para o meu comentário do dia 13 de Outubro.

Se se marimba para os comentários, pense nas pessoas que perdem o seu tempo a comentar, desactive os comentários.
De Lurdes a 14 de Outubro de 2020 às 11:26
Só pode estar a falar do seu mundo pequeno e da sua ignorância (emocional e não só) enorme... o que sabe você da Fé dessa senhora, da sua vida, do que seja... para criar um post a expô-la desta forma????
A partir de que valor do Euromilhões, ou de cura de que doença (pneumonia não pode, Covid já pode?! Anemia não pode; só se for Leucemia?) pode uma pessoa confiar a Nossa Senhora e agradecer????
Os desejos não têm valor - e para um jovem trabalhar para entrar na Universidade no curso que queria é uma dádiva enorme... quantos entram em curso só porque sim e porque não entraram no que queriam?
Ainda bem que a Fé não é determinada pelos outros, pelo outro, por isso a cada Santo o seu Mistério. Tão grande como a Fé de cada um.
Não devia a Senhora ter pedido a Nossa Senhora, não deveria ter afirmado a sua Fé - pequenina de facto mas ignorante muito pouco. Ao contrário de quem sem saber, ver e sentir aponta e critica
De Luís Alves a 14 de Outubro de 2020 às 09:14
Pessoalmente posso pensar exatamente o mesmo que escreveu, no entanto, desvalorizar a fé das pessoas a este ponto, é de uma arrogância de quem vive mundo dentro ainda mais pequeno que a senhora que foi a Fátima. É também ignorância!

Abraço
De pm a 13 de Outubro de 2020 às 23:28
A irracionalidade do que apresenta já a mim me ocorreu muitas vezes, como pode Deus preocupar-se com os assuntos do meu dia a dia quando em todos os meus dias, á volta do mundo, pessoas, muitas delas crianças, sofrem a violência diabólica do mundo em que vivemos, crianças e adultos morrem afogados no mediterrâneo na ancia de encontrar uma vida melhor, jovens desaparecem para sempre, suspeita-se de trafego de órgãos, milhões de crianças sofrem desnutrição, muitas acabam morrendo, trafego e escravatura de seres humanos, crime organizado,... a lista seria interminável. No entanto cada um tem o direito de acreditar no que entende, eu pessoalmente conheço algumas pessoas não tiveram acesso a uma educação digna, tiveram que trabalhar, no duro, desde muito jovens, desde a nascença foi-lhes incutido certos valores e conceitos que foram cauterizando a mente durante uma vida, entendo que essas pessoas tenham o raciocínio condicionado e não as culpo por isso, mas no meu entender são culpados os que tiveram acesso á educação e que a este respeito foram muito privilegiados ao longo de todo a a sua vida, mas nada fizeram para alargar os horizontes dos menos favorecidos, antes pelo contrário, alimentam e proclamam crenças irracionais que tiram a muitos homens comuns o direito á racionalidade. São os lideres religiosos instruídos o suficiente para ver a irracionalidade mas que continuam a alimentá-la. Quanto ao acreditar cada um tem o direito de acreditar no que entender, temos o dever de ajudar quem ainda não conseguiu discernir o reacional do irracional mas não temos o direito de envergonhar o nosso próximo.
De Luís a 13 de Outubro de 2020 às 21:57
Ela diz que foi agradecer. Não diz que pediu e Nossa Senhora lhe concedeu essa graça. Também concordo que Deus deve ter mais com que se entreter do que andar a conceder graças a este e àquele
De Fernando Jorge a 13 de Outubro de 2020 às 20:28
Maria morreu há quase 2000 anos a não ser que o Deus de Israel a tenha recolhido ao céu. Mas isso só Deus o sabe. E se tal aconteceu tal não foi retratado nem nos evangelhos nem escrituras. Basicamente só Enoque e Elias foram recolhidos. Nem sequer Cristo foi recolhido ao céu sem antes morrer. Mas sobre os cristãos pós ressurreição de Cristo, aqueles que creram, nada é revelado sobre a forma da sua morte. Nem sequer a de Pedro nem a de Paulo são retratadas, apesar de Pedro ser martirizado.

Quanto a Maria ouvir orações acho isso uma completa ignorância do conhecimento biblico. Quando digo ignorância, digo desconhecimento. Porque nem Lázaro nem Abraão (após morrerem) podiam vir à terra para avisar os demais sobre o que iriam encontrar (após a morte). Sem nem Abraão, o patriarca e Pai da fé podia vir à terra para nos avisar, como poderá a fé em Maria levar a que Maria ouça, supostamente, o que nós dizemos?

Não estarão os crentes em Fátima a fazer de Maria um ser omnisciente e omnipresente dizendo que ela tem os poderes que só o Deus de Israel tem? Quero eu dizer... não estarão fazendo dela uma Deusa?

As pessoas crentes em Fátima devem estudar o que Deus ensina, e não o que os homens da terra ensinam. Nem tão pouco o que eu estou aqui a tentar ensinar é o mais importante. Mas se souberem ler, comecem por ler os mandamentos que Deus deu a Moisés e talvez lá encontrem e entendam algo sobre esta vida (os mandamentos):

"Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."
(Excerto do livro do Êxodo 20:3-6).
De António Fialho a 13 de Outubro de 2020 às 19:07
"É muita presunção julgar que a mãe de Jesus, dito filho de Deus, intercede pelo processo de admissão ao ensino superior de uma pessoa em troca de algumas orações".
Presunção a sério é julgar conhecer os pedidos e os temas com que "a Mãe de Jesus, dito filho de Deus" se interessa, se preocupa ou atende.
Esta presunção até revela alguma da ignorância com que brindaram a pobre que respondeu à entrevista.

De Anónimo a 13 de Outubro de 2020 às 17:55
E qual é a base em que assenta Fátima?
De simplesmente... a 13 de Outubro de 2020 às 16:13

A fé é algo que se sente, mas não se explica.

Quem estuda estas coisas, diz-nos que são mistérios.

Talvez.

E porque não?

Abraço.
De Lobos disfarçados de cordeiros a 13 de Outubro de 2020 às 14:24
Tem razão mas o caso é bem mais grave. O mundo de muitos é muito pequenino e a sua ignorância e infantilidade muito grandes. Eu digo que o mundo tem a dimensão dos nossos conhecimentos.

Por exemplo tenho reparado que alguns bloggers consideram-se especiais pois parece que sabem tudo. Quando aparece um comentário no seu blogue de alguém que não conhecem mas que mostra ter conhecimentos, não vão ver quem é, não vão ver os assuntos que ele fala. São os maiores, querem ter comentários mas não querem comentar, sabem à partida que os outros não falam em nada que lhes interesse.

Muitos falam em assuntos insignificantes, fúteis, divertidos, etc., é um reflexo da sua cultura. O pior é que são ignorantes e querem continuar a ser.

Eu estive a ver o seu blog e reparei que não era actualizado há algum tempo, mas alguns dizem que os blogues devem ser actualizados frequentemente. Parece que "é válido tudo e o seu contrário".

Mas encontrei estes posts críticos que me chamaram a atenção:
Ronaldo é apresentado hoje
Informação útil...

Sábios conselhos
(...)mas de vez em quando não interessam nada.

Coisas úteis (?) que se aprendem
Tem porém alguns programas e informações perfeitamente inúteis.

Estou a ver que tal como eu critica as carradas de informação inútil (e divertida) que querem que vejamos. Assim ficamos ocupados, não pensamos e continuamos ignorantes, o que interessa a alguns pois assim é mais fácil sermos manipulados.

De acordo com o que disse, o meu blogue interessa-lhe, mas se eu estiver errado e não interessar, diga. E o pior cego é aquele que não quer ver! Como eu já vi muitas coisas, espero que a excepção afinal não confirme a regra.

Comentar post

[ quem sou

[ pesquisar

 

[ Novembro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

[ links