[ Radio Popular e outras qu...
[ Mundo pequeno, ignorância...
[ Ronaldo é apresentado hoj...
[ Coisas úteis (?) que se a...
[ Eusébio no Panteão não. P...
Hoje é dia 21 de Março. Para muitos será o Dia da Árvore, muitos outros dirão que começa a Primavera. Ambas as afirmações são verdadeiras mas tudo porque hoje é dia de equinócio.
O nosso planeta está inclinado em relação ao ‘caminho’ que segue na sua orbita à volta do Sol (tem uma inclinação de 23,45 graus. Esta inclinação é fácil de memorizar, basta lembrar a sequência 1-2-3-4-5, pelo menos foi assim que eu a decorei). Essa inclinação do eixo da Terra, da linha à volta da qual ela gira sobre si própria, está sempre orientada para o mesmo lado. Daí que à medida que a Terra vai girando à volta do Sol a forma como ela está inclinada perante o Sol muda também. No equinócio a Terra continua inclinada, como sempre, mas essa inclinação é transversal ao Sol, pelo que ambos os hemisférios recebem a mesma quantidade e intensidade de luz solar. É isso o equinócio.
Agora pensem em tudo o que devemos ao simples facto de haver estações do ano. Os ciclos das colheitas que há milénios vimos fazendo devem-se ao puro acaso desses 23,45 graus causados algures na história de milhares de milhões de anos que a Terra já tem. E para lá dos ciclos das colheitas, e por causa deles, temos toda uma imensa cultura assente nestes ciclos anuais. Em várias línguas os nomes dos meses têm a sua origem em actos relacionados com o ciclo das colheiras. Os próprios anos são percebidos pela periodicidade da recorrência dos fenómenos: de tanto em tanto tempo, sempre o mesmo tempo, lá vêm as mesmas chuvas, ou mesmo calor, a mesma humidade, o mesmo frio.
Sem aqueles 23,45 graus do acaso não haveria Verão nem Inverno, nem Primavera nem Verão. Entre muitas outras coisas não haveria o formidável concerto das Quatro Estações de Vivaldi. Haveria surtos de gripes? Ou insolações? Teriam existido as mesmas migrações humanas que nestes milénios moldaram a nossa existência? E as andorinhas voltariam? Ou nunca partiriam? Muito provavelmente não haveria Natal, já que esta é uma criação artificial para ocultar a festa pagã do Solstício de Inverno (o oposto do equinócio).
Acho que é bom lembrar estas coisas, e saber. Elas são a causa de muitas coisas mais, e não uma curiosidade de conversa de café. É isto que verdadeiramente comanda a Vida, e não outra coisa qualquer.
[ blogs
[ smobile
[ Informação
[ TSF
[ BBC
[ Astronomia
[ StarDate Online - Your Guide to the Universe
[ Observatório Astronómico de Lisboa
[ Aprender