[ Radio Popular e outras qu...
[ Mundo pequeno, ignorância...
[ Ronaldo é apresentado hoj...
[ Coisas úteis (?) que se a...
[ Eusébio no Panteão não. P...
Várias notícias dão conta que Oliveira e Costa, ex-presidente do BPN e entretanto indiciado por burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal, entre outros crimes, fechou uma empresa sua já depois de estar em prisão preventiva. Tenha ou não essa possibilidade burocrática ou esse direito cívico suspenso ou interdito por estar detido preventivamente, o que acho mais estranho é o nome da empresa, sobretudo no contexto desta estranha história.
A empresa chamava-se Resnostra Investimentos Lda. e tinha sede na garagem da casa de Oliveira e Costa. Na qualidade de sócio-gerente da Resnostra, Oliveira e Costa abriu conta em nome da empresa no balcão do BPN Amoreiras, enquanto era gerente José Manuel Gama Pereira que se encontra agora em parte incerta e acusado de burla após ter alegadamente desaparecido com pelo menos seis milhões de euros pertencentes a clientes do BPN.
Já é estranho um acusado de burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal abrir conta numa agência gerida por alguém que, alegadamente, desapareceu com seis milhões de euros que não são seus. Mas o nome da empresa, Resnostra, é o mais estranho de tudo. "Res" quer dizer "coisa" em Latim. República, por exemplo, vem de 'coisa pública', se bem me lembro.
Resnostra não sei de onde veio e sem mais informação traduzo como Coisa (res) nossa (nostra). E daí sai o flash: "Coisa nossa"? Não é o mesmo que Cosanostra, o outro nome para a Máfia? Veja-se na Wikipedia como o termos 'Máfia' foi substituído por Cosanostra.
Será inocente o nome da empresa? Será mesmo pura coincidência o significado daquele nome equiparar-se ao da Máfia? Por princípio tanto Oliveira e Costa como José Manuel Gama Pereira ou qualquer outro cidadão estão inocentes até estar concluído o seu julgamento, mas parece pouco inocente o nome da empresa. E se se vierem a confirmar as suspeitas que sobre ele caiem, então talvez se possa vir a aplicar fundamentadamente, como figura de estilo, o epíteto de que Oliveira e Costa não será, afinal, nem boa res nem boa rês.
[ blogs
[ smobile
[ Informação
[ TSF
[ BBC
[ Astronomia
[ StarDate Online - Your Guide to the Universe
[ Observatório Astronómico de Lisboa
[ Aprender