[ Radio Popular e outras qu...
[ Mundo pequeno, ignorância...
[ Ronaldo é apresentado hoj...
[ Coisas úteis (?) que se a...
[ Eusébio no Panteão não. P...
No sábado passado, dia 10, a Vanessa Fernandes tornou-se pentacampeã mundial de triatlo. Não bastando já a dureza deste desporto, interdisciplinar, ainda por cima é a quinta vez que ela é a melhor do mundo. Numa triste premonição, no Domingo fui à net procurar as capas dos principais jornais. Pesquisei primeiro aqueles que se dizem "desportivos".
A capa d'A Bola trazia uma foto a toda a largura do Rui Costa, mas nenhuma fotografia, nem uma pequenina, nem qualquer referência à Vanessa Fernandes. A capa do Jogo trazia uma foto de um jogador do Porto comprado pelo Chelsea, fazendo-me institivamente perguntar se escravatura não acabou já. Da Vanessa nada.
Foi excepção a capa do Record. Apesar de noticiar a quase toda a página o aniversário de um jogador do Sporting, que é algo que incompreensívelmente mais ninguém noticiou, trazia uma foto da Vanessa Fernandes, pequena, no canto inferior esquerdo, mas pelo menos trazia.
Não compro nem folheio estes jornais, os ditos desportivos. Com esta forma de se mostrarem apetecem-me menos que o 24 horas ou a TVI! Parecem viver julgando que o relato que fazem do que acontece e não acontece à volta de um único desporto, o futebol, é jornalismo desportivo, esquecendo sistematicamente todos os outros. Confundem a árvore com a floresta. Ainda por cima são diários, fazem isto todos os dias.
Procurando mitigar a mágoa pela desconsideração que tiveram por algo que deivam orgulhar-nos a todos, procurei os jornais ditos "de referência". Dexei os semanários porque foram editados antes do acontecimento.
O Público, de que muito gosto, não trazia qualquer foto, nem texto. Lá dentro sim, metade da página 43 (e logo uma ímpar!) era dedicada ao pentacampeonato mundial da Vanessa Fernandes, mas isto só depois de ocuparem a página 35 com futebol, as páginas 36 e 37 com o último jogo do Rui Costa, e as 38 a 42 dedicadas ao também futebol. Hoje, dia 13, o Público parece ter querido emendar a mão, e dedicou umas páginas do suplemento P2 à Vanessa Fernandes, mas já vem tarde. Pode-se argumentar que é um artigo de análise, pós-facto, mas vem mesmo fora de tempo. Era no Domingo que devia tê-la noticiado mais, não três dias depois.
Espreitei o Diário de Notícias, e esse trazia a foto da Vanessa Fernandes no topo, a toda a largura, no momento de cortar a meta e com a bandeira nacional nas mãos. Excelente foto, perfeito exemplo de como uma imagem vale mil palavras: é a Vanessa, é portuguesa e ganhou. Imagem semelhante tinha o Jornal de Notícias, com o acrescento de que era a "Penta Vanessa".
Talvez eu também esteja a confundir a árvore com a floresta referindo apenas estes jornais e esquecendo os muitos outros que se publicam, mas parece-me que estes são indicadores dos restantes. Neste país, um atleta que não jogue futebol é tratado de maneira diferente, é como se fosse um cidadão de segunda. Isto eu não quero e não o promovo.
[ blogs
[ smobile
[ Informação
[ TSF
[ BBC
[ Astronomia
[ StarDate Online - Your Guide to the Universe
[ Observatório Astronómico de Lisboa
[ Aprender